O pesquisador possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando tanto no Departamento de História quanto no Programa de Pós-Graduação em História, alem de ser vice-Coordenador do PPGH. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Republicano, atuando principalmente nos seguintes temas: história do trabalho, greves, classe operária, Ditadura Militar, Trabalhismo, Populismo e elites.
Doutor em Estudos em Ensino Superior pela Universidade de Aveiro ? Portugal (2014); Mestrado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005); Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1990). Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas -Campus Humaitá; Coordenador do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades desde 2016; Atua na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, educação, filosofia da educação, filosofia política, marxismo e ética. Coordena dois projetos de pesquisas na área do Ensino, desenvolve projetos de extensão e pesquisa com estudantes de graduação e participa de ações de inclusão junto à sociedade com crianças e idosos.
Possui graduação em História pela Univeridade Federal do Pará (1982), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Ciências Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federral do Pará (2004). Atualmente é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Remanescentes de Quilombo do Vale do Guaporé, Populações Afro-Amazônicas, Cidadania, Diversidade Etno-Racial Ações Afirmativas, Religiosidade, cultos Afro-Amazônicos, Gênero e Sexualidade, História Regional, Identidade Social, Cultura e Televisão, Cultura Popular, História.
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina com Estágio doutoral como Visiting Assistant in Research na Yale University (2012-2013). Atualmente é professor Adjunto do departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. Atua no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Filosofia Política Moderna, Contratualismo clássico e contemporâneo. É Líder do Grupo de Pesquisa em Ética e Direitos Humanos.
Graduada em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas, com licenciatura em Ciências Sociais e Bacharelado em Ciência Política. Mestra em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da Unesp - Unicamp e Puc-SP). Doutora em Relacionais Internacionais pela Universidade de Brasília. Docente do Departamento do Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: América do Sul, Integração Regional, Direitos Humanos e Política Externa do Brasil.
Pós-Doutor em Educação e Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia. Possui graduação em Filosofia (1983) e em Pedagogia (1985) pela Universidade Federal do Amazonas, especialização em Inovação Tecnológica pelo ISAE/FGV (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2004). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (fev-2012/jan-2014; jan/ago-2014; dez-2016/nov-2018) e Vice-Coordenador Norte/Nordeste do FORPRED/ANPED (2013/2014). Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNICAMP (2015). Professor do Departamento de Ciências Sociais, do Mestrado em Educação e do Mestrado em História e Estudos Culturais da Universidade Federal de Rondônia. Criador do Projeto Burareiro de Educação Integral (2005), autor do Projeto de criação e instalação do Campus da Universidade Federal de Rondônia da cidade de Ariquemes (2007), onde esteve Diretor por duas Gestões (2007-2013), Membro titular dos Conselhos Superiores da Universidade Federal de Rondônia (2007-2013); co-autor dos Projetos Pedagógicos de Pedagogia e Engenharia de Alimentos (Campus de Ariquemes, 2008), tem experiência e atua na área de Educação, com ênfase em Epistemologia da Educação, Educação Integral, Políticas e Gestão da Educação, Educação e Desigualdades Regionais. Tem estudos, ainda, sobre Formação Sociocultural da Amazônia e Ocupação Socioeconômica de Rondônia. Coordenou o Programa de Formação Continuada para Professores e Gestores de Escolas de Educação Integral do Estado de Rondônia (2009-2015) aprovado pela SECADI/MEC; Coordena o Grupo de Pesquisa CIEPES - Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade; e Coordena, juntamente com Debora Jeffrey/UNICAMP e Lilia Colares/UFOPA, o Projeto "As Experiências Pedagógicas das Políticas de Educação Integral na Amazônia: Rede de Pesquisa e Formação? - PROCAD UNICAMP/UNIR/UFOPA, desde 2014.
É Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com formação de Graduação em Licenciatura em Pedagogia (Unopar) e em Bacharelado em Ciência da Computação (UCPel). Também é Especialista em Educação (UFPel) e em Linguagens Verbais e Visuais (IF-Sul). Professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), desenvolve estudos sobre prática pedagógica, formação de professores, psicologia educacional, metodologia de pesquisa, educação a distância, gestão escolar, avaliação de aprendizagem, linguística textual e saúde coletiva. Está vinculado como Professor Permanente ao Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) e ao Mestrado Acadêmico em Educação (MEDUC) da UNIR. É líder do Grupo de Pesquisa "Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos" da UNIR, cujas linhas de pesquisa são 'Educação e Psicologia Histórico-Cultural (CHAT)', 'Pesquisas Intervenção' e 'Produção de Saberes e a Formação Continuada de Professores'. Em seu Doutoramento, realizou estágio na Universität Siegen (Alemanha) e apresentou sua pesquisa na Moscow State University of Psychology and Education - MSUPE (Rússia)
Possui Graduação no Curso de Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Professor Dr. Glenn Walter Erickson e Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob orientação da Professora Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. Atua como Professor e Orientador no Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação Escolar. Tem experiência como Professor de Filosofia nas áreas de Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Epistemologia,Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa em Filosofia, Metodologia da Pesquisa em Educação Escolar. É Pesquisador nas áreas de Educação Escolar e Políticas Públicas, Educação Ambiental, Educação ambiental na Amazônia.