Publicado em: 05/06/2019 09:55:38
Ementas para os GTs
A Organização do IX Seminário Nacional Educa divulga as ementas dos GTs:
LINHA 1: FORMAÇÃO DOCENTE
GT1: FORMAÇÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA
(Coordenação: Prof. Dr. Wendell Fiori de Faria)
O objetivo deste GT é discutir as temáticas atuais que envolvem a formação inicial e continuada de professores (permanente) em diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior), bem como, abordar as práticas docentes das diversas licenciaturas, tendo como foco preponderante a formação de professores na Amazônia. Os trabalhos encaminhados a este GT ainda englobam o processo de formação docente a partir do uso das tecnologias da educação na modalidade presencial e à distância.
GT2: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
(Coordenação: Profs. Drs. Rosângela de Fátima Cavalcante França e Célio José Borges)
Este GT oportuniza a socialização de práticas pedagógicas criativas e inovadoras de professores que atuam no âmbito da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Ensino Superior que apesar de trabalharem em situações nas quais enfrentam diferentes dificuldades conseguem facilitar e garantir a aprendizagem de seus alunos. Analisará também trabalhos que apontam indicativos de produção do conhecimento, resultantes de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos na Educação Básica e no Ensino Superior.
GT3: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
(Coordenação: Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro)
Este Grupo de Trabalho apresentará trabalhos oriundos, tanto de pesquisas empíricas como de reflexões teóricas, sobre a relação Educação e Tecnologias: limites, avanços e possibilidades. A presença das tecnologias emergentes na sociedade contemporânea vem modificando substancialmente as relações sociais e os modos de vida. A relação dessas tecnologias com a Educação também é tema de debate e pesquisas relacionadas à formação docente e às práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias são de grande relevância quando pensamos na Educação de hoje e do futuro. Como e em que medida essas tecnologias podem contribuir com os processos formadores e de sala de aula?
GT4: FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA
(Coordenação: Profa Dra. Rosangela Aparecida Hilário)
O objetivo central deste GT é discutir os desafios que se colocam no contexto de Formação de Professores e Educação na fronteira, em espaços Amazônicos, nos quais deslocamentos e processos de territorialização e desterritorialização são uma constante e mesmo, característica marcante do povoamento. Experiências mostram que algumas respostas às nossas indagações sobressaem quando reconhecemos as especificidades desse contexto de ensino-aprendizagem e tudo o que dele resulta. Conceitos como o de representações sociais, multiculturalismo, interculturalidade, plurilinguismo e multiletramento ganham força, pois colaboram para uma possível compreensão de inúmeras variáveis que impactam diretamente nas políticas públicas e nos resultados para migrantes e imigrantes em busca de um novo recomeço no “Eldorado”. Assim, acolheremos trabalhos contendo dados parciais de pesquisas, projetos em andamento, discussões teórico-metodológicas e relatos de experiência, as reflexões referentes à formação de professores, à inserção de crianças e jovens migrantes em escolas públicas, à elaboração de materiais didáticos, à inserção de adultos em cursos superiores, questões de letramento entre outras, são bem-vindas, as quais contribuem para repensarmos e analisarmos os desdobramentos dos processos educativos em regiões fronteiriças.
LINHA 2: POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL
GT1: MARXISMO E EDUCAÇÃO
(Coordenação: Profa. Dra. Marilsa Miranda de Souza)
Este GT se organiza em três eixos básicos que são: Trabalho e Educação, Pensamento Educacional e Teoria Marxista. Propõe discutir e/ou debater:
Trabalho e educação: relação entre educação e estrutura econômico-social, enfocando temáticas como: trabalho na sua dimensão ontológica e nas suas formas históricas de trabalho escravo e trabalho alienado sob o capitalismo, formação profissional, formação sindical, reestruturação produtiva, organização e gestão do trabalho, trabalho e escolaridade, trabalho e educação básica, trabalho e educação nos movimentos sociais, trabalho docente, dentre outras que tomam a relação entre o trabalho e a educação como eixo de análise com fundamentação na teoria marxista.
Pensamento educacional: crítica às concepções liberais de educação; estudos teóricos sobre a pedagogia socialista e suas experiências educativas, análises sobre a educação escolar a partir da Pedagogia-histórico-crítica e a Psicologia histórico-cultural.
Teoria marxista: o debate pedagógico marxista e a realidade atual; materialismo histórico-dialético e educação; análises teóricas de autores marxistas sobre a educação.
GT2: EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE, MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA NA SOCIEDADE DIGITAL
(Coordenação: Profa. Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin)
Este GT propõe refletir a educação nos tempos atuais, principalmente, sobre as obras de Paulo Freire e as Pedagogias: do Oprimido, da Autonomia, da Esperança. Ainda das leituras freireanas, objetiva discutir sobre a educação como prática da liberdade, política e educação e o papel da mídia e suas relações com a política, a democracia e os Direitos Humanos. Tem ainda como objetivo discorrer sobre a liberdade de expressão e analisar as novas configurações sócio-espaciais, econômicas e culturais promovidas pelo sistema midiático transnacional, a interferência da mídia e da política na promoção dos Direitos Humanos; a mídia e a criminalização dos movimentos sociais. No que tange o tema sobre a Educomunicação apresenta a necessidade de debater sobre a democracia na era digital: as redes sociais na internet como mecanismos de visibilidade dos movimentos sociais; mas também de formulação de fake news. Cibercultura, Ciberdemocracia e Política. Os impactos da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o Estado, a Educação e a sociedade. A responsabilidade civil nas condutas atípicas provocadas por agentes autônomos dotados de inteligência artificial, educação e o mercado de trabalho na sociedade moderna.
GT3: EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO
(Coordenação: Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba)
Este GT aborda sobre as características socioambientais e sua relação com a Educação Amazônica. Conteúdos educacionais e o contexto amazônico. Formação de professores na Amazônica: sistemas educativos, características e processos. Políticas de Formação e Amazônia. Educação ambiental e o processo educativo.
GT4: DIREITO À EDUCAÇÃO NA DEMOCRACIA LIBERAL
(Coordenação: Profa. Ma. Claudia Lobo e Profa. Ma. Cintia Adélia da Silva)
Este GT trata sobre o Direito à educação pública na sociedade liberal: a forma e o fato; Limites e possibilidades do direito à educação pública na sociedade burguesa; O direito à educação pública nas Construções Brasileiras: avanços e recuos; A alternativa democrática do direito à educação pública e de qualidade; sociedade liberal: movimentos sociais.
GT 5: DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
(Coordenação: Prof. Dr. Márcio Secco - DHJUS)
Este GT se propõe a discutir sobre Estado e Democracia na sociedade contemporânea. Investigar a fundamentação da justiça, do direito e dos direitos humanos nos principais sistemas de pensamento contemporâneos. Pesquisar e propor soluções para as deficiências de efetivação dos direitos diante dos problemas sociais mais complexos submetidos à regulação ou mediação pelos sistemas de justiça. Investigar e propor soluções para o aperfeiçoamento das instituições do sistema de justiça. Revisar e reconstruir práticas institucionalizadas e políticas públicas para efetivação de direitos, estudando novos meios e procedimentos com o uso da tecnologia e com a aplicação de metodologias inovadoras.
Fonte: Organização Seminário Nacional Educa